O fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; engloba as noções de amizade, de respeito pelo outro e do espírito desportivo, representa um modo de pensar e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção.
O fair play é um conceito positivo. O Código de Ética do Desporto considera o desporto como uma actividade sócio-cultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, desde que seja praticado lealmente. O desporto é também considerado como uma actividade que, se for exercida de maneira leal, permite ao indivíduo conhecer-se melhor, exprimir-se e realizar-se; desenvolver-se plenamente, adquirir uma arte e demonstrar as suas capacidades; o desporto permite uma interacção social, é fonte de prazer e proporciona bem-estar e saúde. O desporto, com o seu vasto leque de clubes e de voluntários, oferece a ocasião de envolver-se e de tomar responsabilidades na sociedade. Além disso, o envolvimento responsável em certas actividades pode contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade para com o meio ambiente.
O Futebol é um desporto competitivo, onde o objectivo é derrotar a equipa oponente, por forma a obter a glória, o reconhecimento da superioridade frente aos adversários.
Contudo, o respeito também se conquista com comportamentos responsáveis de todos, respeitadores das regras do jogo, cumpridores das regras básicas do comportamento humano e de uma correcta conduta cívica.
É um facto que o futebol é praticado com constante contacto físico entre os jogadores, e que por vezes as lesões acontecem. Mas jogar duro não é jogar violento.
Os jogadores sabem que terão de ser eles os primeiros a solicitar ou provocar uma interrupção do jogo perante uma lesão quer ela seja de um colega de equipa, quer seja de um colega da equipa adversária, por forma a garantir assistência em tempo útil que não ponha em causa a integridade física de jogador lesionado. E sabem que não devem procurar tirar partido de uma vantagem pouco legítima, como a da lesão de um opositor.
A esta atitude cívica por parte dos atletas e equipas, a esta lógica de comportamento e atitude no campo por parte de todos os actores de futebol tem-se designado de “Fair-Play", e esta forma de viver o desporto tem vinda a ser promovida em todo o mundo em todas as grandes competições, em todos os grandes palcos de futebol. Porque sem desportivismo não há verdadeiramente desporto.
in, "Código de Ética do Desporto" e "Futebol é Fair Play da LPFP"
Que Puto de estrondo de trabalho Mani
ResponderEliminar